sexta-feira, 22 de novembro de 2013

BONEQUINHA - texto de Jan - inédito


Quando a guarda de alguma criança é assumida pelo Conselho Tutelar, por estarem vivendo em situação de risco, essas crianças são abrigadas em Lares Sociais.

Outrossim existem algumas ONGs que, através de trabalho voluntário utilizando animais de estimação conduzidos por humanos, promove visitas regulares a algumas destas instituições assistidas/assistentes, visando melhorar a qualidade de vida desses menores.
Fiz este tipo de trabalho durante algum tempo, e trago comigo lembranças ótimas daquele tempo, como a que relato aqui e agora. 
O perfil apresentado por cada animal, influencia na formação individual daquelas crianças. 
Lembro-me bem da cadelinha Dolly. 
BONEQUINHA
É uma tarde de sábado, os menores, com os rostinhos colados à grade do portão, aguardam ansiosos pela visita.
Logo depois, em uníssono, comemoram a chegada do grupo, quando uma menininha exclama:
- “Oba! A Dolly!”.
Uma cachorra de porte médio, muito linda e elegante entra no pátio, conduzida por sua mãe humana, que, não por acaso, é elegante como ela.
Sempre limpinha, cheirosa e enfeitada com cuidado, Dolly é naturalmente portadora de contagiante auto-estima. Através da interação com ela aquelas crianças aprendem cuidados pessoais e vão reconstruindo a auto-confiança que alguma tempestade da vida destruiu.
A figura da Dolly, sua belíssima pelagem da cabeça, que lembra cabelo humano, cacheado por profissionais cabeleireiros... os pequenos laços de fita colocados com capricho... a maciez do pêlo... o  perfume agradável... enfim, todas as sensações físicas que a visão, o tato e o olfato  podem perceber na Dolly, somadas ao sentimento de amor e carinho que os animais carregam consigo e distribuem incondicionalmente, contribuem para que aqueles jovens corações e mentes se abram para as experiências positivas da vida.
Alegremente, Dolly distribui "lambeijos" e estende a pata a todos...

2 comentários:

  1. Amiguinha Dolly
    Com este seu jeitinho meigo você soube levar carinho e amor para estas crianças, alegrando-as
    Pepi, Xixo, Juja e Jujuba também te enviam lambeijinhos, doces ronrons e "pautabraços"
    Carinhosamente
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  2. Que lindas lembranças e historinha! Adorei! Dolli é linda e faz muito bem! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir


Gostou ?????