sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O CHUPIM - texto em prosa - Jan



Molothrus Bonariensis é o nome científico da ave popularmente conhecida como Chupim e que vive pelo Brasil todo.





A Sra. Chupim põe seus ovos no ninho de outros pássaros, notadamente o Zonotrichia Capensis apelidado de Tico-tico, para que seus filhotes sejam ali criados: alimentados; aquecidos...




A maioria das aves sujeita-se pacificamente a este processo.

Eu, particularmente, acho que justo seria que cada ave construísse o seu ninho em vez de procurar encontrá-lo pronto.

Existe uma árvore de copa bem alta defronte à minha casa e eu já vi aves que, embora pequeninas, defendem às bicadas e com tremendo alvoroço seu espaço. Aí voa pena (literalmente) para todos os lados e a lei natural que permite a cada pássaro defender o seu ninho prevalece sobre  qualquer outra.

Tem mais: o Sr. Chupim fica nas propriedades rurais esperando o que sobra. Alimenta-se de sementes que “escapam” ao agricultor e também frequenta os currais, onde procura grãos de milho nas fezes do gado.

Também é conhecido como engana-tico, boiadeiro, godero, papa-arroz e vira-bosta.
O Chupim é apenas um animal irracional e devemos nos lembrar que ele é filho da Natureza e, como diria São Francisco, nosso irmão.

3 comentários:

  1. Jan, saio em defesa das aves menos habilidosas!
    Fosse eu uma delas, teria que me valer de um ninho feito por outrem já que não tenho nenhuma destreza manual e acredito não a teria no bico!
    Gostei de aprender por aqui e amei as imagens e a frase de São Francisco: sim, somos todos irmãos!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Este senhor Chupim é fogo heim, mas é taõ lindo, já vi muitos no Bosque da Princesa aqui em Pinda, mas não sabia deste detalhe...beijos no coração querida Jan.

    ResponderExcluir
  3. Jan
    Interessante o costume do sr.Chupim. Adorei saber.
    bjos

    ResponderExcluir


Gostou ?????